.



NÓS PORTUGUESES TAMBÉM SOMOS DAFUR

Porque um homem não se deve calar quando vê outro homem sofrer. Porque ninguém deve ficar indiferente à miséria, à guerra, à injustiça e à fome pesam sobre Dafur.

Concentração de solidariedade por Darfur em Lisboa domingo próximo.
O Dia Global de Acção por Darfur, que se assinala domingo em todo o mundo, será também marcado em Portugal por uma acção promovida pela Campanha por Darfur, com uma concentração em Lisboa
Um grupo de organizações não-governamentais pretende com a concentração apelar aos «diplomatas e governantes para que ajam agora e ajudem a salvar muitas vidas no Darfur».
Durante a concentração, no domingo à tarde, no Largo de Camões, será promovida a assinatura de uma petição à presidência portuguesa da União Europeia, pedindo a inclusão da situação em Darfur na agenda da Cimeira UE-África, prevista para 8 e 9 de Dezembro, em Lisboa.
Poderá também ser subscrita uma petição exortando a um rápido envio das forças de paz da ONU para a região do oeste do Sudão.
A organização do evento pede aos participantes que levem consigo um pano que «simbolize a ‘venda’ que impede a diplomacia internacional de ver o sofrimento deste povo e de agir».
A guerra civil que grassa no Darfur desde 2003 provocou já mais de 200.000 mortes e 2,1 milhões de refugiados.
O Conselho de Segurança da ONU aprovou a 31 de Agosto uma resolução visando a constituição de uma força mista Nações Unidas-União Africana para pôr fim à violência na região do oeste do Sudão.
Entre as ONG que constituem a Campanha por Darfur em Portugal contam-se a Amnistia Internacional, a Africa-Europea Faith and Justice Ntework, a Caritas Portuguesa, a Comissão Justiça e Paz dos Religiosos, a Fundação Gonçalo da Silveira e os Missionários Combonianos.

1 comentário:

Unknown disse...

Juntando as nossas vozes, certamente que nos faremos ouvir.
Abraço.