.



RODRIGUES DOS SANTOS ARRISCA INQUÉRITO POR DECLARAÇÕES CONTRA A ADMINISTRAÇÃO DA RTP

José Rodrigues dos Santos arrisca um inquérito disciplinar como consequência das acusações que ontem fez à administração da RTP. O jornalista, em entrevista à Pública, disse que há uma “interferência despudorada” na informação da estação e fala também em “recados do poder”.
A administração da RTP, presidida por Almerindo Marques, analisará quarta-feira as declarações do pivô. A empresa, de acordo com o administrador Luís Marques, vai “tirar das palavras do professor José Rodrigues dos Santos todas as consequências, quaisquer que sejam”, isto é, a instauração de um inquérito disciplinar deverá ser a primeira medida. A administração da TV pública reiterou por outro lado que “nunca interferiu nem interfere nas opções editoriais da Direcção de Informação”.Rodrigues dos Santos disse à citada revista que “ver o poder interferir despudoradamente na informação como eu vi é algo que desmotiva”. O jornalista, que exclui das críticas a administração a que presidiu o socialista João Carlos Silva, refere que “os governos contactam as administrações e depois estas passam, ou não, os recados”.Sobre as razões da desmotivação, Rodrigues dos Santos diz ao CM: “Estou desmotivado com a forma como vi a administração interferir na área editorial.” E quanto ao futuro na empresa o jornalista afirma: “Não tenho qualquer plano para sair. Mas não é hipótese que eu elimine. Sou e planeio continuar a ser um jornalista.”O pivô, depois das polémicas declarações, confessa-nos não ter sido contactado pela administração e, por outro lado, sublinha não ter medo das consequências. “Farão de mim o que quiserem. Mas se eu for punido por dizer a verdade, por mais dura que ela seja, isso dirá tudo sobre o País. Um jornalista tem a responsabilidade de dizer a verdade e é esse compromisso que eu mantenho. Agora, acho extraordinário que se apele aos jornalistas para denunciarem situações de interferência e, quando o fazem, criar-se o fantasma de que eles serão punidos por o terem feito”.
Fonte: Correio da Manhã 08-10-2007

16 comentários:

Meg disse...

"Mas se eu for punido por dizer a verdade, por mais dura que ela seja..."
É o retrato do estado a que já chegou o País.
Despudor, acinte. Precisamos de mais Rodrigues dos Santos para que a situação possa reverter.
Será possível ainda?

Um abraço

António de Almeida disse...

-Calculo que Rodrigues dos Santos acabará por não concretizar nenhuma das suspeitas que levanta, faz-me lembrar a velha história do "vocês sabem do que estou a falar", sem nada dizer. Só por uma vez vi uma jornalista dizer que Mário Soares nos seus tempos de primeiro-ministro telefonava ele próprio para a redação do DN. Mas essa sra fez tal afirmação há uns 2 ou 3 anos no máximo, e Mário Soares já não é primeiro-ministro desde 1985. Ninguém acusa, levantam-se suspeitas, Rodrigues dos Santos até terá razões de queixa, mas também tem mercado, saindo da RTP, quiçá até com um acordo de rescisão contratual satisfatório para ambas as partes, terá apenas de escolher qual a freguesia do concelho de Oeiras onde pretende trabalhar. Queluz de Baixo ou Carnaxide?

Tiago R Cardoso disse...

falou e falou bem, sempre considerei o José Rodrigo dos santos uma pessoa com estatura moral, mais estatura ganhou quando ele apresentou a sua demissão de director por não admitir ingerências externas ao seu trabalho.
tenha ele a coragem de quando for chamado dar, como diz o povo, "o nome aos bois".

quintarantino disse...

Desculpar-me-ão mas eu aqui estou com o António de Almeida... farto e prenho de Octávios Machados anda o País... se sabe, denuncie mas dizendo todos os nomes, apontando factos e momentos... chega, basta da insinuaçãozinha malévola que se deixa no ar e que, caindo, é uma nódoa que não se tira com facilidade.
Presumo que Morais Sarmento no mesmo artigo se tenha referido a este jornalista como "uma princesa"... para bom entendedor...

Márcio disse...

É o pilar da RTP... Portanto, acho muito bem que diga as coisas de sua justiça!
Não me acredito que isso tenha a acontecer... José Rodrigues dos Santos é bastante importante para a RTP!!! Não me acredito que a administração arrisque tanto em perder o Homem, a Cara Principal da RTP!

joshua disse...

O JRS é um jornalista dedicado e honesto e é bom sinal que se insurja contra as excessivas interferências que menorizam o seu trabalho e o dos colegas.

Não é por ser assim que ele foi sapinho na minha postagem, somente por tardar esta denúncia de intimidação e censura operada nesta matéria por um Governo mais rígido e sem precedentes neste tipo de interferências via administração ou directamente.

Os noticiários da RTP são hoje um cortejo de eufemismos e de omissões. Tarde veio José a colocar o dedo na ferida. Mas ainda bem que veio, embora saibamos que a montanha parirá um rato como sempre pariu.

tagarelas disse...

Admirados? Porque?
Governos que interferem na imprensa?
Nao!Onde?
Entao Jose Rodrigues! Essas coisas nao se dizem!! Por favor?!
Todos sabemos que isso nao e verdade!
Tambem, todos sabemos que nao ha Camaras corruptas, nem pedofilos na Casa Pia!
Como ja alguem disse, nos temos os politicos que merecemos.
O problema somos nos: os Portugueses.
Zesinho, ganha juizo!

Zé Povinho disse...

O nosso jornalismo desceu muito baixo, tanto que nem a maioria destes profissionais se apercebeu do perigo. Hoje são poucos os que se atrevem a denunciar as pressões e a criticar os seus autores. Mesmo com os que atingiram um estatuto reconhecido de idoneidade e integridade, quando abordam o assunto são alvo de ameaças muito pouco subtis.
A Democracia está ameaçada pelos poderes instituidos, e estes já assumem claramente as suas posições, despudoradamente.
Abraço do Zé

Meg disse...

E não é que já foi suspenso!!!
Isto está pior do que se poderia imaginar.
Sem comentários...

Um abraço

C.Coelho disse...

É simplesmente vergonhoso o que se está a passar. Isto é que é livre opinião, democracia e socialismo democrático?

C.Coelho disse...

É simplesmente vergonhoso o que se está a passar. Isto é que é livre opinião, democracia e socialismo democrático?

G.BRITO disse...

Então não queremlá saber? O homem já foi suspenso. Que merda é esta?

Marco Santos disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Marco Santos disse...

Bela análise. Parabéns.
É o pais que temos, tudo controlado. As raizes da ditadura não foram devidamente arrancadas.
Cumprimentos.

turbolenta disse...

Penso mesmo que "liberdade de expressão" foi coisa que já foi....há muito tempo!

boa semana

José Leite disse...

As administrações nunca interferem... podem é dar certas "sugestões"... que serão aceites ou não...