.



O SOL POENTE E A SOLIDARIEDADE NA LUTA POR VALORES





OS BLOGS LAUREADOS COM O "PRÉMIO SIDADANIA" SÃO:.......MARGINAL ZAMBI..... SILÊNCIO CULPADO..... aDESENHAR.....FLAVIA..... ART & DESIGN

O SOL POENTE



O Sol Poente é um blog solidário criado para dar voz a causas e despertar as consciências para uma cidadania activa cada vez mais necessária à medida que se cavam fossos fundos e permanecem gritos excluídos, esquematizados ou simplesmente esquecidos nos seus direitos.


O Sol Poente
pretende ser a voz de todos porque os problemas dos nossos semelhantes são os nossos problemas. Porque ninguém poderá ser digno, ficando indiferente quando a dignidade foi negada a outros, seus iguais em direitos humanos.




O Sol Poente é um blogue solidário que pretende lutar por direitos e por valores, recusando a caridade que humilha e a esmola que avilta a consciência que adormece.




O Sol Poente foi criado por mim Lídia Soares/Silêncio Culpado em parceria com a Amigona/Instantes de Vida e a Laurentina/Marginal Zambi.


Presentementemente conta com mais as parcerias de Raul/Sidadania, Sílvia/Jogos Com Matemática e Odele/Flávia Vivendo Em Coma.

A ideia inicial, e que ainda permanece, é que este blogue venha a ser um grande projecto solidário agregando todos os que a ele desejem aderir. Essa situação ainda não se concretizou pelas seguintes razões:
  1. Ter-se procurado que as adesões se processem de forma faseada evitando eventuais fracturas nas readaptações.
  2. Ser, cada membro que entra, autónomo e responsável pelo que publica de forma livre e sem carácter de obrigatoriedade o que traz, inevitavelmente, sobreposições de postagens.

Por isso, neste momento, O Sol Poente enfrenta a dificuldade de ter uma estrutura informática insuficiente para responder a todas as publicações necessárias, razão pela qual se tem evitado trazer novos contribuidores à excepção daqueles que, representando causas de relevo, necessitam de mais um campo de intervenção para terem uma maior visibilidade.

Pretende-se com uma estrutura melhorada que permita, incorporar em diferentes secções, as postagens, permitir o desejável alargamento ao maior número possível de contribuidores. Temos excelentes amigos virtuais e excelentes espaços de cultura e cidadania que ainda estão fora deste projecto e que gostaríamos de ter connonco.

Porém, e em qualquer circunstância, O Sol Poente é um blog de todos e ao serviço de todos. Por isso lançamos este apelo: não deixem de visitar o Sol Poente e de considerá-lo nos vossos links.

O prémio, acima referenciado, foi-me dado por uma amiga especial: a Alice Matos do blog DETALHES http://alice-detalhes.blogspot.com entrego-o ao Sol Poente http://o-sol-poente.blogspot.com/ através da Laurentina que, com desvelo e dedicação, tem cuidado do seu aspecto e das publicações nomeadamente na fase de arranque.

31 comentários:

Rafeiro Perfumado disse...

E a defesa de causas nunca terá pessoas a mais. Beijo, e força nessa cruzada!

Mary disse...

Silêncio
Se queres que te diga desconhecia o Sol Poente. Fui conhecer e achei excelente mas deparei com um caso arripiante: o da Flávia vivendo em coma há 10anos. Já me tinha apercebido aqui da situação mas lá está descrito com um pormenor que choca.
Levei o selo e pus no meu canto.

Carminda Pinho disse...

Olá Lidia!
um dos valores da vida que nunca devemos esquecer.
Beijos e bom domingo.

ARTUR MATEUS disse...

Parabéns pela Ordem de Sidadania e também pelo projecto do Sol Poente que irei visitar de seguida.

Silvia Madureira disse...

Este blog era imprescindível!

Fazer parte dele...é uma honra...

Ainda não intervi por diversos factores mas logo que me seja possível deixarei lá o meu contributo.

Existem ideias que valorizam este espaço de internet...sem dúvida...ainda bem que vim aqui parar.

beijo

Cati disse...

Parabéns pelos prémios mas principalmente parabéns pelo espírito solidário. É uma mulher de causas e de acções e isso é difícil de se encontrar hoje em dia.

Um beijo especial e bom domingo ;)

SILÊNCIO CULPADO disse...

AOS VISITANTES
O meu amigo Raul, do Sidadania, decidiu fazer-me esta surpresa colocando no Silêncio Culpado, em que ele também participa, aquele prémio, que muito me honra, mas que acho que não mereço tendo em conta os maravilhosos blogs com forte componente humana, que encontro nos sítios que visito. Por isso, mesmo correndo o risco de esquecer alguns, quero que o prémio que cabe ao Silêncio Culpado seja repartido com: Cegueira Lusa cujo proprietário, além de solidário, é também contribuidor do Silêncio Culpado; Jogos Com Matemática e uma Sílvia Madureira repleta duma juventude generosa e sempre pronta a entregar-se a causas; ao Fonte Nova e a um Zé Lérias, extremamente pertinente e com elevado sentido de justiça social;a A Voz de Povo que tem vários contribuidores que lutam com denodo pela justiça apoiando causas e efectivando denúncias; a Direito de Opinião/António Almeida que ouve sempre os gritos dos que precisam;ao blogue SÃO, de São Banza, que nunca deixou passar em branco uma oportunidade de aderir;à SOPHIAMAR, outra aderente a causas de forte componente humana;à Amigona do blogue Instantes de Vida por de mais conhecida pela sua entrega a causas;ao Zé Povinho sempre pronto e atento a criticar e a lutar pelo esclarecimento que leve à união de vontades; ao Caixinha de Pregos que com uma arte incomparável nos vai fazendo o retato social da sociedade presente e que nunca volta costas a uma causa; à Brancamar sempre atenta ao aspecto humano dos visitantes e amigos virtuais, à Olá de Coisas de Vida, que nunca falha em causas que dela precisem; ao 7Pecados Mortais, rapaz magnânimo e amigo que agora atravessa um período menos bom; ao JOY de All Night Long, homem generoso e apaixonado nas causas em que se entrega por inteiro;ao KOLMI Sniqper pela solidariedade e coragem com que se assume e procura a verdade;ao GUARDIÃO que está sempre vigilante porque é preciso contribuir activamente para a mudança com vista a uma sociedade mais justa; ao Papa Açordas/ Compadre Alentejano que insiste na verdade, na solidariedade e no esclarecimento; ao Profano que nunca esquece que a sociedade tem que ser avisada e que deve ser solidário com as suas dores; ao Cantares de Amigo/Avelaneiraflorida que não se afasta dos locais de perigo apresentando-se sempre como voluntária; à Dalaila do Farol no Vento do Norte que procura guiar-nos e dizer-nos: "não se esqueçam que eu estou aqui"; ao C.Valente, aquela presença constante e amiga sempre pronto a apertar a nossa mão e a incentivar-nos a ir em frente; ao Vieira Calado, poeta cuja voz se ouve pelas causas; à Alice do Detalhes sempre ternurenta na sua afectividade pelos outros; ao Oliver Pickwick , ao Árabe e à Menina do Rio que, do outro lado do oceano, vêm em socorro de quem precisa e de quem são amigos bem como a todos os outros que merecem e que aqui não mencionei por falta de espaço.
Aceitar este prémio sem fazer este reparo seria um crime que me tornaria indigna das causas que defendo. Eles merecem mais que eu estar aqui entre vós.

Templo do Giraldo disse...

Passei aqui só para te desejar um resto de um bom fim de semana e que tens aqui um blog bem elaborado. Saudações

A Lei da Rolha disse...

Força para esse blog, que continua a ser das poucas liberdades de expressão que vamos tendo por este país!
bfs

Teu mais que tudo disse...

O Sol Poente é um espaço que nos faltava, aglutinador de vontades.
Quanto ao prémio, parabéns e deixei a minha opinião no Sidadania.

Oliver Pickwick disse...

A querida amiga Lídia em mais uma aventura para melhorar o mundo. Por falar em mundo, ele precisava de mais pessoas como você. Por certo será um grande projeto.
Que a força esteja com você!
Beijos!

Isabel Filipe disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
C Valente disse...

Votos de grande sucesso para "O Sol Poente"
Saudações amigas

Robin Hood disse...

Felicidades com o Sol Poente e parabéns pelo prémio Sidadania.Não é favor terem-to atribuído.

René disse...

Lídia
Que é isso? Mereces este prémio e muito mais. Quanto ao Sol Poente é um grande empreendimento, disso não tenhas dúvidas.Deus te dê forças para ires em frente.

Anónimo disse...

Parabéns!

Vou estar ausente como a Isabel Filipe.

Belo prémio!

Desejo tudo de bom para si Dalila Santos e para os seus visitantes.

saudações

Eternamente disse...

Conheço o Sol Poente. Passo por lá muitas vezes. Infelizmente os blogs solidários ainda não são muito frequentados. Ainda há aquela política do só vou se me retribuíres a visita.
Boa sorte no projecto.

whitExpressions disse...

Já está linkado e sempre atenta a causas solidárias e nobres.

Boa semana.

Beijinho

errando por aí disse...

O Sol Poente é um Sol Nascente pela solidariedade que proporciona. Passo por lá assiduamente como quem passa por um templo.
Abraço a vossa causa e desejo felicidades.

G.BRITO disse...

O projecto do Sol Poente poderá vir a ser um grande projecto e preencher uma lacuna que persiste: a necessidade dum blog solidário que congregue vontades.
Mas, desculpa meter a colherada, não faz sentido o SOL POENTE ser integrado noutro blog que nada tem a ver com a sua linha editorial.
Tenho pena de não saber informática o suficiente para vos ajudar.

carlos filipe disse...

Sol Poente, oh Sol Poente,
que tenhas um bom destino
e agrades a toda a gente
porque o mundo é pequenino.

Nunca se sabe quem contente
amanhã pode chorar
porque a roda do destino
anda sempre a desandar.

Sejamos, por isso, unidos
a sentir a dor alheia
para sermos redimidos
de alguma coisa mais feia.

Felicidades

Anónimo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Robin Hood disse...

Causa nobre é comigo. O nosso reino está podre. Há que saneá-lo.
Apreciei esse conceito da luta pela dignidade ao invés dos que pretendem fazer da caridade o valor que trava a revolta contra a injustiça.

SILÊNCIO CULPADO disse...

A todos os visitantes

A luta pela dignidade SEMPRE.

E o meu apelo a que visitem, leiam e comentem nos blogs solidários. A Louise pôs o dedo na ferida: as pessoas só comentam em espaços que retribuem a visita. É porque nem mesmo na blogosfera a maioria consegue ser generosa e dar sem esperar retorno.
Um abraço a todos

São disse...

PARABÉNS PELO ESTUPENDO TRABALHO, LÍDIA, MINHA QUERIDA!

JOY disse...

Amiga Lidia,

O Sol Poente é um projecto que merece ser visitado e apoiado,por ser um site como é dito de causas e de valores ,coisas que vão faltando nesta sociedade ,o prémio que te foi atribuido é mais do que justo e não é mais do que o reconhecimento da estraordinária pessoa que és,agradeço-te a partilha do prémio ,mas com prémio ou sem prémio havemos de continuar.

Um grande beijinho para ti
JOY

São disse...

MINHA QUERIDA AMIGA:
Vloltei agora, só para te dizer que agradeço imenso a tua referência, mas que não me sinto digna dela.
Porque em nada tenho contribuído para um trabalho tão importante e necessário como aquele que tens desenvolvido, apoiada pela Amigona e pela Laurentina!
Só a tua enorme generosidade te levou a falar em mim!
Mereces o melhor do mundo: oxalá o tenhas sempre!!
Para ti, o meu respeito e a minha estima!!

SILÊNCIO CULPADO disse...

SÃO
Se estamos a falar de blogues solidários, que estão sempre disponíveis a sacrificar a sua linha editorial para aderirem a causas, minha querida, tu mereces mais do que eu ser referenciada.
Sabes, São, não importa se a pessoa entra neste blog ou naquele o que importa é que esteja lá quando se grita e que acuda sempre que isso acontece.
Beijinhos

Odele Souza disse...

Lidia,

Foi mencionado aqui nos comentários e você complementou algo que acho importante. Visitas feitas apenas se são retribuidas. Nem sempre o dono do blog consegue retornar, e isto não por falta de vontade mas de tempo, a todos os comentários deixados. Por isto seria tão bom se as pessoas visitassem e comentassem os blogs dos quais gostam sem esperar por retribuição. É preciso que sejamos solidários e generosos, sem esperar, como você mesma diz, por retorno.Que poderá até vir, mas sem que exista a obrigatoriedade.

Um abraço Lídia.

René disse...

Odele
Por mais que se procure escamotear a verdade, a maioria dos blogs querem é ter muitos comentadores e, por isso, quem não lhes retribui a visita não leva nada.
São poucos, muito poucos, os que como eu não se preocupam com isso.

Olá!! disse...

Lídia & Cia, ontem distribui prémios por todos os blogs que tenho linkados, é o teu/vosso caso... sei que o melhor prémio que te posso dar é ser solidaria com as causas que defendes e acima de tudo é isso que pretendo...

Beijosssssssss e bom fim de semana