É frequente recebermos dos nossos amigos virtuais os mails mais variados e sobre os mais variados temas. Alguns amigos enviam-nos mensagens magníficas que mexem com a nossa sensibilidade e nos fazem empreender viagens através de paragens de sonho no mundo das emoções.
Há os que nos enviam alertas, há os que fazem apelo a causas solidárias e há os que nos convidam a aderir a determinadas campanhas ou grupos de amizade.
Relativamente a estes últimos eu ponho de parte as minhas naturais reticências em relação a determinados casos específicos quando conheço a pessoa, ainda que virtualmente.
Por essa razão que envolve o respeito e a amizade pelo emissor entro por vezes, reconheço que ingenuamente, em assinaturas que implicam o fornecimento de dados pessoais nomeadamente o número de telemóvel.
Penso que deve ter sido uma dessas situações que deu origem ao episódio que a seguir vou relatar.
Há cerca de 1 mês fui surpreendida por uma mensagem da TMN que me dava conta que o meu saldo estava a zero. Efectivamente eu não tinha ideia de ter feito chamadas no valor do saldo e, por isso, decidi fazer uma experiência. Carreguei o telemóvel com 7,5 euros e não fiz qualquer chamada naquele aparelho. Passado dias recebo a confirmação da TMN de que o meu saldo estava negativo.
Agora já sem dúvidas de que algo de anormal se estava a passar ligo para a TMN donde sou informada que o meu saldo estava a ser “papado” pelas mensagens constantes enviadas pelo nº.3350. Cada mensagem que me enviavam descarregava 2 euros no meu saldo. Fiquei estupefacta em como pode ser possível “legalmente” limparem-me a conta sem haver qualquer serviço de contrapartida que tenha por mim sido encomendado.
Da TMN informaram-me de que havia mais casos de pessoas a queixarem-se. Solicitei então que me barrassem o acesso a esse tal número. A TMN recusou-se com o argumento de que só o lesado, neste caso eu, poderia pôr fim ao envio de mensagens.
Teria que enviar para o 3350 uma mensagem a dizer STOP.
Mas para enviar a mensagem teria que fazê-lo do número que estava a ser afectado o que implicaria recarregar o dito telemóvel, correndo o risco de o saldo ser entretanto papado pelas mensagens que entretanto chegassem.
Ameacei ir à televisão, pôr a TMN em tribunal, mas nada. Recarreguei o telemóvel e recebi uma mensagem do dito 3350, desta vez sem descarregar os 2 euros, a dizer que o cancelamento tinha sido aceite.
Efectivamente passaram-se já uns dias e parece tudo ter voltado ao normal.
Porém pergunto: que lei da selva é esta?
37 comentários:
Realmente, que situação chata e ridicula!!!
Obrigada pelo aviso.
Beijocas grandes
Já existiram cá em casa casos semelhantes. A operadoras fazem contractos com empresas vigaristas. Não admira, as operadoras também são empresas vigaristas. Estas operações parecem ter cobertura legal - pudera a lei também é feita por vigaristas!
Quando carrego o meu telemóvel é suposto que deposito determinada quantia de dinheiro para pagar chamadas a uma determinada operadora: como é possível que essa empresa se possa servir desse montante para entregar a outra empresa que, através de links manhosos, conseguiu um clique que posso ter feito inadvertidamente? Eis a questão! Eis a lei?! Não sei, já acredito em tudo!
Um abraço a ver um porco a andar de bicicleta
Mensagens com pedido de dados...
apagá-las sem cuidados...
se não, a isto, todos estamos sujeitos.
Obrigada pela partilha, é uma óptima informação/formação
Nem sei que dizer amiga...há outros casos parecidos mas esse ainda não conhecia...beijos e boa semana...
Passam-se coisas muito estranhas na TMN e não só. Mas têm sido enormes as queixas que me fazem sobre a TMN. Eu próprio tenho várias. Aconselho a que quando vos fazem propstas do género: é gratuito o 1º mês -mobile, internet mensal, etc -não eceitem. Quando cancelamos, se não nos esquecermos, lá virá na factura a cobrança dos ditos serviços. Quando confrontados com a situação argumentam que se cobram adiantados, ou seja que o que vem na factura é o valor do mês seguinte. Vão à fava. Confiram a vossa factura com olhos de ver!
Aqui há dias, porque ando com problemas na recepção e emissão de chamadas, quando não conseguia falar do meu telemóvel para ninguém, pedi a um colega que estava comigo que me ligasse a ver se chamava. Ele assim fez e pasme-se: o meu telemóvel não tocou e atendeu uma senhora espanhola!!!
Eu ouvi-o a falar com ela, pedindo-lhe desculpa. Mais tarde voltou a ligar e chamou no meu telemv. Pergunto: o que se passa? Ando a ser escutado -não me importo?! Desviam-me as chamadas?! Para quê?!
Tenho um plano mensal, o que me sai mais barato que os carregamentos. Até ver...
Saudações e um sorriso
boa silencio....e eu que nunca ligo a tais detalhes. vou estar atenta.
Realmente são sempre situações muito chatas e embaraçosas, mas o pior disto tudo é que conheço imensa gente que se queixa e as operadoras dizem sempre não ter nada com isso, mas quando se vêm na verdade "apertadas" acabam quase sempre por sugerir qualquer coisa que resulta. Porque será?
Obrigada pelo alerta, nunca é demais.
Obrigada também pela sua visita ao meu blog e por favor, volte sempre.
Bjs
-O conto do vigário, acontece com demasiada frequência ao nível de comunicações, toques e afins, tudo porque as pessoas não são devidamente informadas das condições, embora muitas também não consultem a informação que recebem.
Olá Lídia,
Obrigada pelo alerta ...
simplesmente desconhecia esta situação ... vou divulgá-la pelos meus amigos.
beijinhos
Conheço casos idênticos e as operadoras negam sempre o seu conhecimento e envolvimento, como virgens depois da orgia. Como é possível darem sempre a mesma desculpa quando o esquema ainda se mantém, mesmo depois de várias reclamações? Dá lucro...
Cumps
Tava eu sossegado a fazer um comentário lindo e inadvertidamente carreguei na tecla de delete e foice.
O País está a saque com grandes empresas a roubar-nos e não temos protecção. Para fazer face às despesas com os roubos legalizados os mais aventureiros,lá fazem uns biscatos levando umas caixas de multibanco e assaltando uns bancos.
O raio é que a policia é contra esses roubos insignificantes e combate essa pequena criminalidade se a compararmos com o que nos sacam dos bolsos legalmente.
Bjs.
Nao sabia disso.
andam sempre a meter a mao no nosso bolso.
beijinhos
Obrigado pelo aviso - também tenho umas contas a ajustar com a TMN mas fico sempre a perder porque eles dificultam tudo até que a pessoa desista - por exemplo, passam de um atendimento para outro e para outro e em todos eles temos que fornecer os nossos dados todos. Resultado: há meses que me descontam uma coisa que não me faz falta nenhuma! Mas como eu não tenho paciência...
Muitos beijinhos!!!
Hoje em dia todo o cuidado é pouco
Saudações amigas
Oie linda! Também desconfio muito. Por aqui é brincadeira essas coisas. Não dá pra confiar mesmo.
Obrigada pelo carinho de sempre! Apareça pra compartilhar meu sonho.
Boa semana! Beijos
Oi linda! :D
Puxa! Não tinha ouvido ainda nenhum caso destes!!!..... Como também tenho TMN, vou mas é ficar "à coca"!!!.... Isto anda meio mundo a roubar outro meio.... Infelizmente!
Querida, os meus sentimentos pela morte das 3 pessoas amigas!... imagino como deves ter ficado arrazada....vá coragem! A vida é isso mesmo... uma passagem!
Obrigado pelo teu carinho.
Beijoquinhas doces da Flor que te admira.
Flor
O mundo das comunições é muito tenebrosas e ao que parece a lei está do lado destas empresas que facturam de forma nada clara. A DECO faz alertas constantes para o problemas das comunicações (telemoveis, internet, SMS). O caso exemplificado é bem uma prova disso. Só pergunto: que meios temos para nos defender desta anarquia?
Um abraço
António
Silencio. Bom dia, acabo de ler o teu texto. Bonito, simpático e acutilante como sempre. Como gosto de iniciar o dia bem disposto, dei uma valente gargalhada. Depois, caí em mim e vejo mais uma em que nós todos estamos metidos. Diz o pata negra que as empresas são vigaristas.
Que ideia. Nada disso. Autênticos Santos Antónios, só lhes falta andarem com o menino ao colo. Como ele também alvitra um abraço a ver um porco a andar de bicicleta, agora mesmo vou enviar-te um mail de um porco executando um acto nunca visto, feito pelo referido animal.
Já agora um aparte. Mas a TMN, não se esquece de lembrar que já o numero sem tilintar? Pois não.
Claro, isso é o que lhes interessa
beijocas
Lídia,
normalmente apago sempre esse tipo de mensagens.
Mas é sempre bom alertar para que os mais distraídos não caiam nesse "conto do vigário".
Beijos
Muito interessante no seu aspecto negativo. Vou tomar em atenção o sucedido.
Claro que à TMN o que lhe interessa é que o dinheiro das chamadas entre, não estando interessados em defender os interesses do assinante legal.
Sem palavras, minha amiga, sem palavras para conseguir dizer a fúria e a raiva que esse roubo descarado me provocam!
Um grande abraço.
É normal com este tipo de mensagens e serviços.
O mesmo acontece com o CLUBE JAMBA .
Depois de ser pedido um toque, com o
famigerado IVA incluido e ao custo de
2€, começam a partir daí os problemas.
Porque o pedido do toque tem associada uma inscrição no Clube Fantasma/ladrão JAMBA, sem a pessoa ser informada que está a fazer a adesão a este clube.
Depois e sem pedir, são descarregados toques ou músicas com o mesmo valor de 2€, e é ver o saldo a voar.
Ligação para a TMN, com a mesma desculpa...bla bla bla
e o mesmo STOP de cancelamento.
Fica o aviso aos mais distraídos e para quem tem crianças, porque a campanha do CLUBE JAMBA passava nas TV´s
Tugalândia e publicidade enganosa
ao melhor estilo.
Na minha opinião a TMN está metida na marosca até à ponta dos cabelos(e não retiro uma vírgula ao que digo).
:-)
bjs
Em Portugal há empresas autorizadas a roubar. É isso mesmo, e a TMN é uma delas...
Akinda querem uma República das Bananas mais completa? Não há!
Um abraço
Compadre Alentejano
Olá querida Lídia, eu por morma nunca respondo a mails que não conheça a pessoa, virtual ou não, mas todo o cuidado é pouco...
O teu alerta foi feito na devida altura, bem-hajas Amiga!...
Beijinhos de carinho e ternura,
Fernandinha
Olá Lidia
Tenho pena que todo este empreendadorismo só seja utilizado para ludibriar ou vigarizar o próximo, tenho pena !
Abraço forte
Joy
na TMN no seu melhor...
beijos
Olá...
é isso e ao efectuarmos uma chamada, a outra pessoa atende e ninguém se ouve mutuamente apesar de ambas estarem a falar. o que leva a que se termine a chamada, mas como se passaram uns segundos, esse tempo é cobrado e temos e repetir a ligação.
No total, pagamos 2 chamadas telefónicas e somente uma foi a "chamada real".
eu uso TMN e isto ultimamene anda aacontecer comigo e com amigos meus. não sei se acontece com mais alguém.
TB já tive problemas com o clube Jamba por causa de toques descarregados pela minha filhota para o telemovel dela. o resultado foi mudar de numero de telemovel.
Bjs
Obrigado pela informação, confesso que tenho caído na esparrela de doar o numero de TMN...!
Vamos ver?
Obrigado
Salve! Lídia
A internet é um mundo maravilhoso de informação e comunicação, mas também é uma selva onde é necessário aprender a viajar. É um mundo onde temos de suspeitar de tudo; mesmo daqueles endereços que nos são familiares e confiáveis. Devemos sempre confirmar a autênticidade dos conteúdos junto dos autores, sempre que nos sejam pedidos dados pessoais.
Quanto à tua questão sobre que lei da selva é esta... remeto-te para o meu texto sobre a economia e a política(«É a economia, estúpido!»), que sei que já lês-te e cujo comentário agradeço.
Abraço!
Salutas!
PS: Por causa da política de monopolismo prepotente que eu deixei de recorrer a qualquer serviço do grupo PT, da qual faz parte a TMN, a TVCABO e outras.
Temos fazer escolhas políticas no momento de decidir a que prestador de serviço recorremos, pois como já afirmei são os monopólios empresariais que governam a política.
É importante sermos alertados para estes episódios deploráveis...
Sobre a TMN também conto já com uma série deles, a ponto de me enfurecer, uma vez que são reincidentes... se não usam de dolo e má fé imitam muito bem!!!
Parecem estar sempre à espera de um descuido e lá vêm as hienas...
Só existe uma resposta para estes abusos: Denunciar à DECO. Reclamar. Tornar públicas estas situações ilícitas.
Um beijo
BOM ALERTA!
A CADA DIAVÃO FICANDO MAIS SOFISTICADOS OS SISTEMAS DE FRAUDE PELA NET!
Cuidado com as mesnsagens que nos são enviadas. Cuidado com o reenvio de mensagens sem a utilização do o Bcc ou do Cco, para que não se tornem visíveis a ninguém, a não ser aos próprios, os mails daqueles a quem reenviamos a mensagem.
Não entre em campanhas duvidosas de solidariedade, ois é um dos argumentos que os "piratas" mais usam.
Um abraço, Lídia.
já aconteceu à minha filha (não sei se era esse o número). tivemos de telefonar para lá para cancelar
Nunca ouvi falar de casos como esse...
De qualquer modo, o nº de telefone só se deve dar a quem se confie e conheçamos, para além de outros critérios, como o direito à privacidade e ao sossego...
Beijinhos.
Lídia,
Há te ter cuidado a passar qualquer tipo de informação pessoal através da internet, porque realmente este tipo de coisas podem acontecer. Eu por norma tenho a regra de nunca dar informações pessoais neste mundo virtual, e de não seguir os links dos emails que recebo. Até agora com esta minha forma de agir tenho-me dado bem.
Beijinhos.
Enviar um comentário