.



ADMINISTRAÇÃO DA RTP QUER DEMITIR JOSÉ RODRIGUES DOS SANTOS CUSTE O QUE CUSTAR

A administração RTP deu indicações aos responsáveis pela condução jurídica do processo interno contra o jornalista José Rodrigues dos Santos para que o pivô do Telejornal seja demitido custe o que custar. O jornalista tem até dia 27 para apresentar a sua defesa às acusações que a administração lhe faz no âmbito de um processo disciplinar. E continua a apresentar o Telejornal.
As declarações de Rodrigues dos Santos, numa entrevista à revista PÚBLICA de 7 de Outubro, motivaram um inquérito interno que culminou esta semana na aplicação de um processo disciplinar. Na entrevista, o pivô acusava a administração de “interferências ilegitimas” em questões de foro editorial e de ainda estar a pagar hoje por se ter oposto à decisão da administração ao nomear a quarta classificada de um concurso da RTP para correspondentes em Madrid, em 2004, passando por cima da direcção editorial, que então era dirigida pelo próprio José Rodrigues dos Santos. O episódio levou à sua demissão.Na nota de culpa que resultou do inquérito prévio ao caso, a administração defende que as declarações de Rodrigues dos Santos à PÚBLICA não podem ser só entendidas como referentes ao episódio de 2004, como José Rodrigues dos Santos várias vezes afirmou, mas que são claramente susceptíveis de serem entendidas como uma acusação geral à actuação da administração e da actual direcção de informação.
FONTE: Público 15-11-07


Moral da história: Pode criticar a administração de 2004, esta é que não!

17 comentários:

Tiago R Cardoso disse...

Uma coisa tenho eu a certeza, falta de trabalho é que ele não vai ter, acredito que no mesmo dia que sair, entre logo numa outra porta.

tagarelas disse...

Nos ja sabiamos qual ia ser o final desta historia. E o Zezinho tambem sabia.
A RTP ou os deixa fugir ou corre com eles.
Quem ganha e' a concorrencia! Sera que os senhores da RTP ainda nao perceberam que ja nao estao sozinhos????

G.BRITO disse...

Ora aqui está uma situação em que a administração da RTP dá um tiro no pé. E os que me falam em pressões sobre a comunicação têm que pôr na cabeça que não há governo nenhum nem partido nenhum que, estando no poder, não as faça. Lebram-se do PREC? E PSD/ADD e CDS? E claro agora o PS. Nunca deixará de ser assim. E não me venham com morais. Citem-me só um exemplo, aqui ou noutra parte do mundo, em que isso não acontece. Só um exemplo. Deste modo não tem mal nenhum o que disse JRS o que tem mal é o escarcéu que tem sido feito à volta do caso e que só lhe tem dado promoção.
O Zé pode dar-se ao luxo de ser contestatário. Não fica sem emprego nem põe em risco a sobrevivência da família. Mas que é um grande jornalista, escritor e figura humana lá isso é!

António de Almeida disse...

-Já o escrevi em diversas ocasiões, está-se mesmo a ver que vão chegar a um acordo de cavalheiros, primeiro foi Rodrigues dos Santos a colocar-se a jeito, agora é a administração da RTP, mas de forma cordial, o apresentador continua a apresentar o telejornal, com um acordo para ambas as partes, e não digo no imediato, talvez faça umas férias, aproveite uns meses para escrever o próximo romance, e veja de que lado sopra uma brisa mais favorável, Queluz ou Carnaxide! Apostam?

Lúcia Laborda disse...

Eles são assim mesmo! Sempre o culpado foi o que saiu, o que chega apenas tenta recuperar o erro. Pode? Acho que esses políticos conseguem passar o mesmo virus pra os demais.
Beijos

Dalaila disse...

mais uma história incrivel... e soube-a aqui tenho andado fora da televoisão, mesmo e cada vez mais...

Cöllybry disse...

Não sabia, não ando a par das noticias ultimamente...é bom jornalista, terá outras portas abertas...

Doce beijo

Peter disse...

Estes "tiranetes" põem e dispõem a seu bel-prazer".

Manuel Veiga disse...

o respeitinho é muito bonito...

avelaneiraflorida disse...

Silêncio Culpado

Quando não há motivos ...arranjam-se, dizia a minha avó!!!!

Nem ela imaginava que estaria a fazer futurologia da mais sábia!!!!

Bjks

Laurentina disse...

Que grande gaita, estes bandidos quando não têem inventam ...corja de danados !!!

Beijão grande

aminhapele disse...

Andamos a "acertar" nos mesmos "alvos"!

7 disse...

A concorrência espera-o...

Abrenúncio disse...

Situações destas acontecem diariamente em empresas privadas e públicas deste país.
São o reflexo da mesquinhez de quem pretende manter o poder através da arrogância, prepotência e coercividade e não através da competência, lisura e capacidade.
Enquanto o nosso país for dominado por este cancro instalado de cozinhados, joguinhos de bastidores, compadrios, cunhas e lobbies estaremos sempre na cauda europeia.
Este é realmente o cancro que mina o nosso desenvolvimento cultural, civico e económico.
Saudações do Marreta.

quintarantino disse...

Por partes, se não se importam. Mas de forma breve.
As declarações de Rodrigues dos Santos na "Pública" - curiosamente, dadas à estampa quando se aprestava a edição de mais um livro do jornalista - já podiam constituir matéria para procedimento disciplinar. Não acredito que qualquer pessoa de bom senso possa discordar disto. Se discordarem vejam a Jurisprudência e Doutrina laboral.
O mesmo a ser verdade o incumprimento do horário.

Fica-se é com a suspeita que isso já era habitual e só agora serviu de pretexto para "varrer".
Tenho curiosidade em ver como reage Rodrigues dos Santos.

JOY disse...

Pessoalmente penso que ninguém gosta de ser despedido ,quer se queira quer não queira uma coisa é sair por sua iniciativa outra é ser empurrado ,isto independentemente de se saber que a concorrência estará de portas abertas.Mais uma vez o concelho de gerência da RTP dá mostras de conviver mal com a critica ,se JRS não cumpria horários já deveriam ter chamado a atenção mais a mais quem é que cumpre horários neste pais?

Cumprimentos
JOY

São disse...

"Respeitinho é muito bonito", não é?...
Venho pedir que passes por lá, porque há mais um caso (Flávia)que precisa de alguém como tu e eu tenho uma ideia para ajudar, mas não sei se será possível. Gostaria de saber a tua opinião!
Bom começo de semana!