.



ESTE BLOGUE ESTÁ SOLIDÁRIO COM O POST DO BLOGUE CEGUEIRA LUSA QUE TRANSCREVE NA ÍNTEGRA


VERGONHOSO: PROFESSORES DAS AEC NÃO RECEBEM
As Actividades de Enriquecimento Curricular (AEC), há quem as designe de Actividades de Empobrecimento Curricular, nasceram algo tortas e, como diz a sábia voz do povo, «aquilo que nasce torto, tarde ou mal se endireita». Não querendo tomar a parte pelo todo, não me atrevo, para já, a juntar-me ao exército, que tem visto as suas fileiras engrossarem, daqueles que diabolizam as AEC. Apesar de não ser novidade para ninguém que me conheça que não concordo com o modelo adoptado nem com os objectivos (se é que estes existem) que estas se propões alcançar. Todavia, posso afirmar, convictamente, que este modelo contribui para o empobrecimento dos professores envolvidos no projecto.A trabalharem desde Setembro sem receberem um cêntimo pelos seus serviços é absolutamente inaceitável. Não esqueçamos que estes profissionais trabalham a «Recibo Verde», portanto há uma boa parte do ano em que não recebem coisa alguma. Isto já é preocupante. Pensar que estas pessoas desde Julho que não auferem qualquer vencimento suscita-me algumas questões: Quem paga a renda / prestação da casa? Quem paga a alimentação? Quem paga a água, a luz, o telefone? Como é que se vive assim? Não esqueçamos que muitos têm que se deslocar em transporte próprio para a (s) escola (s) onde leccionam. Não sei se esta situação se está a passar em todo o país. Em Viseu esta é uma realidade dramática. Parece que os vencimentos estão a ser processados…estavam…estarão…Ninguém sabe ao certo.O que sei é que há gente a vivenciar situações dramáticas. Um amigo disse-me que não sabe se o dinheiro que ainda lhe resta será suficiente para o combustível que lhe permita deslocar-se às várias escolas em que trabalha. Aqui está outra aberração: contratam imensa gente e depois atribuem apenas 12 horas a cada professor, horas distribuídas por distintos locais, obrigando a várias deslocações diárias. Se não expusesse esta situação vergonhosa e lamentável hoje, tenho a sensação de que nem dormiria em paz. Outros há que estão, dado o adiantado da hora, tranquilamente a sonhar com a cabeça na almofada. Enquanto isso, muitos fazem das tripas o coração, encetando majestosos malabarismos, para fazerem face às necessidades básicas do quotidiano.
Que vergonha!!!

41 comentários:

avelaneiraflorida disse...

Silêncio Culpado,

Que as vozes se levantem e não deixem passar em claro estas e outras "atrocidades" que se vivem dia a dia!!!!!!

BOM FIM DE SEMANA!!!!

ALEX disse...

Silêncio
Não nos podemos calar perante uma situação tão infame. Eu também grito. Infelizmente não tenho blogue nem tempo senão postava. Mas grito e passo a palavra.

NINHO DE CUCO disse...

A linha editorial do meu blogue não se adequa a este tipo de notícias. Mas estou solidária e passo a palavra.

7 Pecados Mortais disse...

Revoltante é o mínimo que se pode dizer...O que se diria se fosse no máximo? Abraços.

GIL disse...

Parabéns ao tu blogue por ter aderido a esta causa.São pessoas como tu que fazem a diferença. Se mais fossem como tu muito mudava neste mundo de Cristo.

turbolenta disse...

Há situações que devem ser denunciadas a todo o custo.Tudo seria bem diferente se, quem faz as leis, se pusesse, primeiro, no lugar de quem vai ser obrigado a cumpri-las.Estamos num país de injustiças e de escravidão laboratorial.
bom fim de semana

J. P.G. disse...

Vergonhoso é pouco! Um NOJO!

Abraço.

António de Almeida disse...

-Como já disse no 7 pecados, é inaceitável que quem presta um serviço, não seja pago pelo mesmo a tempo e horas, para mais quando o faltoso é o estado, independentemente da entidade administrativa que deveria processar o pagamento, sempre tão solícito e ameaçador a cobrar.

A Lei da Rolha disse...

Infelismente em todos os países 3 mundistas, os professores são marginalizados pelo próprio estado, é realmente deveras ridiculo o que se tem passado no nosso país!
Quando está em causa o ensino de gerações, não se olha a meios...
Força!!!!!
bfs

M.M.MENDONÇA disse...

Há gente boa neste mundo. Sou profisional da educação e estou sem palvras pela emoção.
Vou visitar o Cegueira Lusa que não conheço.

NÓMADA disse...

Esta elevação que se vai sentindo em muitos blogues que sabem criticar, mostrar e ser amigos, está a ter expressão com o caso denunciado pelo Cegueira Lusa. Não sei em quantas autarquias se está a verificar mas há que travar um procedimento tão ignóbil. Não sei quantos mais casos há, dentro e fora do ensino, mas que este repúdio colectivo sirva de exemplo e demonstre que não estamos a dormir.

C.Coelho disse...

Passei pelo blogue Caixinha de Pregos onde me inteirei desta situação em que o que relata revela um desrespeito absoluto pelos direitos humanos. Sim, direitos humanos porque ficar numa situação, como a relatada, é ficar só com meia vida.
Congratulo-me por ver uma maior união entre as pessoas que denunciam e que se juntam para gritar.
Um abraço de agradecimento.

Isabel-F. disse...

Olá...

segui a tua indicação e já coloquei o Post

beijinhos e obrigada

Boris disse...

É revoltante o que se passa com estes profissionais do ensino. É revoltante que num Portugal de Abril existam situações como esta e que haja tendência para que se propaguem à velocidade da luz. Contudo muitos blogues com uma consciência cívica emocionante têm sabido dizer não e estar unidos.
Para todos vocês um bem haja e para a proprietária deste espaço, que eu admiro, um abraço muito apertado.

7 Pecados Mortais disse...

Transcrevo o que disse no meu espaço: "Não podemos ficar calados e assim foi através do José Carreira. Em solidariedade com o mesmo e com a proposta de Silêncio Culpado, à causa me juntei. Estou desempregado, passo algumas dificuldades, mas sei ser justo (penso eu) e partilhar também a dor dos outros, pois vivo em sociedade. Não posso querer para os outros aquilo que não quero para mim, daí o meu grito de revolta, pois com dificuldades na vida somos aos milhares. Uns por infelicidade e outros por injustiças fazem com que as nossas vozes se sintam, num país com injustiças e com muita "cegueira lusa". Vivo para mim, não esquecendo o próximo, pois a amizade é o valor mais rentável que o homem tem, já o digo há muito e por muitas vezes. Abraços a todos os solidários."

JOY disse...

Silêncio ,

Estou solidário ,como não poderia deixar de ser, publiquei na integra o artigo no meu blog e espero que mais blogs o façam porque a causa é justa.

Cumprimentos
JOY

SILÊNCIO CULPADO disse...

A onda de solidariedade não pára de crescer. Pode não ter toda a dimensão desejada mas é já um bom começo. O grito começa a sair em uníssono e é isso que importa. O caso em apreço é apenas o emblema de uma luta mais vasta, a luta de todos aqueles que, diariamente, lutam pela sobrevivência, num ambiente agreste, que não permite a sua dignificação através do trabalho. O caso destes professores não se confina ao caso de um autarquia do Norte, o caso destes professores é o caso de todos nós onde podemos incluir dois milhões que vegetam no limiar da pobreza, mais de meio milhão de desempregados, mais um milhão de contratos precários e recibos verdes, mais... Tantos mais.Muitos lutaram e morreram para defenderem os direitos que agora nos retiram. Não nos calemos!

Carreira disse...

Olá!
É espantoso o que está a acontecer.
A adesão tem sido fantástica.
Eu tembém tenho divulgado bastante esta ideia que nasceu do Silêncio Culpado. Todos juntos temos muito mais força.
Abraço.

PiresF disse...

Ok, postado em solidariedade.

Silvia Madureira disse...

Irei postar...mas primeiro vou postar um poema que dediquei ao meu pai porque já o tinha escrito mas...a seguir vai este post...até porque sou uma das lesadas ...e que grande lesão.

beijos

SILÊNCIO CULPADO disse...

Silvia
Não deixes de postar sobre o teu pai. Eu já perdi o meu, infelizmente. Vou deixar este post mais uns 2 dias, talvez. Porque é um fim de semana.

O Puma disse...

SOLIDÁRIO PORQUE A MAIORIA ESMAGADORA NO PODER ESTÁ A TORNAR O AR QUE RESPIRAMOS

IRRESPIRÁVEL

O Puma disse...

SOLIDÁRIO PORQUE A MAIORIA ESMAGADORA NO PODER ESTÁ A TORNAR O AR QUE RESPIRAMOS

IRRESPIRÁVEL

Paulo Sempre disse...

"Quem promete com pressa arrepende-se com vagar"

"Segue sempre a direito e deixa ladrar os cãos"

"Tudo vem a propósito a quem bem sabe esperar"

Ao menos a estereotipia dos provérbios ainda rima com poesia...
Mas....é necessário lutar!!!

Paulo

fotógrafa disse...

Obrigada pela visita, sempre que possa passarei também por aqui,lugar onde se fala e se reflete...
Um abraço e bom fim de semana

contradicoes disse...

Como mandam as regras da boa educação vim agradecer e retribuir a visita, não perdendo a oportunidade de verificar o estilo da abordagem que me agrada particularmente daí proceder ao link deste blog. Um abraço

Cati disse...

Amanhã este post não vai falhar no meu canto!!!
Sim, porque este post fala da minha vida... da minha vida de professora de 5ª categoria... na minha vida nos últimos 3 anos...

OBRIGADA por repararem e por criarem este movimento! Será que vai ser ouvido???

aminhapele disse...

SIM!
Estou solidário.
Oxalá resulte!
Está postado no PEDECABRA.

herético disse...

a minha solidariedade. também.importa "sair para a rua e gritar"!

Palavras ao vento disse...

Se todos se calassem... tudo morrreria no obscurismo!

A palavra... que salte de boca em boca...

Boa semana

aminhapele disse...

Sobre o assunto,deixei uma nova postagem no PEDECABRA.
Podem ver em:
http://pesporra.blogspot.com
Boa semana e um abraço.

RABISCOS DIGITAIS disse...

estou solidária a esta causa e muito indignada também! sou educadora e no brasil as coisas são bem parecidas com as que tenho acompanhado em portugal, inclusive publiquei a carta enviada ao presidente de portugal do professor Domingos Freire Cardoso em 22 de Outubro, que coisa! parece que já assisti a este filme, ainda hoje na folha de são paulo, saiu um artigo falando sobre as faltas dos professores no trabalho! também puderá! parabéns e se me permitir gostaria de publicar em meu blog teu texto.
fátima

ser cidadão
http://sercidadaosim.blogspot.com/

rb disse...

Que tipo de actividades desenvolvem esses professores e para que instituição trabalham?

undercover disse...

também recebi a mensagem para colocar o post no meu blog e aderi a esta iniciativa, não o colocando na integra, mas quem passar pelo meu blog decerteza que fica também a conhecer esta situação. que mais é que se pode fazer para mudar isto? há mais algum plano?

Olhos de mel disse...

Eu pensei que fosse apenas aqui que essas coisas acontecessem. É uma vergonha mesmo!
Que sua semana seja de realizações!
Beijos

isabel mendes ferreira disse...

o Piano tb. solidário.



______________
______________.

Cati disse...

Como prometido, já escrevi sobre o assunto no meu canto.

http://meupequenomundolouco.blogspot.com

Um beijinho.

Fernanda e Poemas disse...

Olá Querida amiga, estou solidária Consigo.
Beijinhos,
Fernandinha

Isabel Magalhães disse...

Vou divulgar também.

Pena não estar activa a função 'hiperligação'... evitava ter que fazer o velho copy/paste.

Gostei de ter passado por cá.

GMaciel disse...

A palavra é uma arma, já o cantaram, que se esgrima, pois, a palavra.

Caí aqui de páraquedas via Cegueira Lusa, ao qual cheguei, por sua vez, via Fliscorno. Sou mãe mas estou solidária convosco pelas razões que escrevi no Cegueira Lusa, como se não bastassem as apontadas no texto.

Juntei, assim, a minha à vossa voz. O vime só quebra se for separado vara a vara.

Com o meu maior respeito pela vossa profissão,
Graça

GMaciel disse...

Com o devido pedido de desculpas pelo abuso, aproveito para publicitar um blogue de bd e caricaturas que vos proporcionará, no mínimo, um sorriso sobre como a Educação vai sendo feita em Portugal. Deixo-o e incito-vos a darem uma espreitadela, porque o humor também é uma arma.

Anterozóide, http://antero.wordpress.com/