.



UM PRÉMIO NO FEMININO


Geralmente os prémios no feminino não me agradam. Luto por derrubar muros onde se acoitam feudos em que vivem pessoas que, como toda a gente, fazem parte duma humanidade que se quer de livre circulação na igualdade dos direitos e, por conseguinte, nos reconhecimentos.

Porém e no sentido de dar a conhecer mulheres que no anonimato vão edificando percursos sofridos ou que com uma generosidade extrema se entregam aos outros, vou fazer deste prémio algumas referências - parcas por não caberem todas e porque em muitos casos peco pelo desconhecimento -.


O prémio que me foi atribuído pela minha amiga Rosário de Instantes de Vida será atribuído a estas 8 mulheres que passo a citar:

- Xana - Porque só eu sei o esforço que faz para emergir das cinzas e a luta que trava por um reconhecimento.Vale a pena visitar o blogue recém criado e sentir a força das suas emoções.

- À Fatyly uma força viva do tempo, actualizada com a dor dos lugares e incansável na luta contra a injustiça e a discriminação.

- À M. por ser capaz de provar a superação do ser na expressão dos seus belos escritos e na sua militância junto de grupos fragilizados.

- À São Banza uma mulher guerreira e desassombrada que nos ensina a ver a força noutra dimensão.

- À SOPHIAMAR que sei que não virá receber este prémio mas com quem comungo as areias e as paisagens do Sul e aqueles sonhos partilhados no silêncio.

- À ODELE pela sua luta e persistência que une vozes em todo o mundo em prol da criança que deixou de o ser e vive há 10 anos em coma vigil.

- À RAY a mãe coragem que se orgulha do seu filho autista e luta com denodo pela sua integração e reconhecimento num mundo ainda não preparado para as diferenças.

À ALICE Um percurso de sensibilidade e força a mostrar a capacidade de seguir em frente.

Aqui não estão todas as MULHERES que eu queria colocar e que me visitam. Não porque estas sejam as mais importantes mas porque são estas. Agora e apenas. Para que vocês as sintam como eu as sinto. Sem se dispersarem.

22 comentários:

Paula Raposo disse...

Belo o teu post! Sem dúvida. Muitas dessas mulheres também fazem parte daquelas que eu muito admiro e estimo!! Muitos beijos para ti e para todas.

Cátia Gonçalves disse...

estou totalmente de acordo com a primeira frase. Muitas pessoas, nomeadamente mulheres, pensam que a exigir premios no feminino e não só, estão a lutar pela igualdade de direitos, quando no entanto estão reforçar as desigualdades. O mesmo penso em relação a pessoas de diferentes escolhas sexuais, que ao participarem e apoiarem as paradas gay, estão simultaneamente e talvez insconscientemente a inferiorizar as suas escolhas. Já me alonguei demasiado, não conheço essas mulheres, mas certamente serão de uma força incrivel e extremamente interessantes, vou aproveitar para conhecer um pouco ! Post fantastico :)

Mar Arável disse...

Continue a derrubar muros

as aguas querem-se livres

de ameias

bjs

desculpeqqc disse...

Obrigado pela sugestão. Já voltei ao activo

Menina do Rio disse...

Lidia querida, passo pra te desejar um ótimo domingo.

Um beijo pra ti

Eme disse...

Ooohhhh Querida Silêncio, hoje és culpada por teres mexido comigo :))
Muito obrigada por te teres lembrado de mim, apesar de eu andar tão pouco por estas andanças nos últimos tempos (faz-se o que se pode mas não se consegue estar em todo o lado). Deixa que te diga contudo que este prémio assenta-te como uma luva ou como tua essência porque vejo-te como uma mulher de garra que não se cala e torce ao máximo os pescoços de quem precisa para que seja ouvida.Irei visitar as tuas nomeadas para além da Fatyly que tem outra garra e tenho a certeza que nelas encontrarei a essência que as torna merecedoras deste prémio embora continue a achar que como tu só há UMA.
(e isto não é graxa)

Beijo grande e muito obrigada. Vamos ver se arranjo uma prateleira para este prémio dourado.


PS: também sou a favor da igualdade mas hoje, os homens que esperem, hão de ter a sua vez. :)

JOY disse...

Olá Lidia,

Ès uma mulher de causas, por isso,este prémio fica-te muito bem.
Parabéns aos blogs nomeados.


Abraço forte
Joy

sérgio figueiredo disse...

Querida Amiga,
acredito que tinhas e tens, muitas mais, amigas merecedoras do prémio.
também sei que é impossível poder satisfazer-se todos os que gostamos. porém, há que pensar que ninguém ficará triste pois, basta admitires que mais haveria e todas essas amigas, pensarem que, seriam elas, também, premiadas.
Quanto às tuas Amigas que, neste post, lhes deste a alegria da divulgação das suas lutas, lhes deixo, também, o meu apreço pela sua força.

beijinho

Arnaldo Reis Trindade disse...

Este prêmio realmente é merecido por cada uma delas amiga, e por ti tambpem, creio que esses são os melhores exemplos a serem seguidos de mulheresfortes que estão sempre lutando pra dar a volta por cima e não desistem nunca de conseguirem o que desejam , seja isso por elas ou por seus filhos.

Beijos

Fatyly disse...

Primeiro deixa-me dizer-te que, mais do que ninguém, és merecedora desse prémio e subscrevo as tuas palavras. De qualquer forma um prémio destinado apenas a mulheres e entrego-o da mesma forma aos homens que andam por aqui, também eles merecedores de tal distinção:))) (lá estou a furar algumas regras).

Pela parte que me toca, um obrigado sincero...como sou sincera e verdadeira em tudo o que tento transmitir pela escrita.
Com este já é o terceiro, e no novo visual da cubata não é que a palhota não aguenta os prémios? (não consigo pôr, porque ficam apenas os famosos quadrados invisíveis com os quadradinhos pequeninos).
Não faz mal, pendurei-o ao pescoço:)

Um beijo e um resto de bom domingo

São disse...

Minha muito querida Amiga, te agradeço a honra de me teres considerado digna de partilhar contigo este prémio , que muitissimo mereces!

Deus te proteja e aos teus, é o que te envio no meu fraterno e apertado abraço.

sideny disse...

OHHHHHHHHHHHH.
Fiquei triste e eu:)) [estou a brincar]
Foi sim bem merecido .
A Lidia merece.
E as outras pessoas também.
jinhos

Visite www.arteautismo.com disse...

Lídia, este prêmio significa , muito mais que um prêmio. Significa que voce consegue entender a minha busca por Filipe.
Se é um sonho ou não, vou em frente pois ( entre linhas existe algo a ser descoberto) que ainda não sei que é.
Como mãe de Filipe, sinto que há algo entre as pinturas de Filipe que preciso decifrar.Procuro dar a ele mecanismo para que se encontre. Procuro dizer com o site que fiz para ele, que ele existe e tem sua posição neste mundo.
E eu sempre sinto que voce Lídia também consegue ver isso.
Até onde vamos chegar? só Filipe pode nos dizer,,,,,,quem sabe um dia?
Um beijo .
Ray

Olá!! disse...

Parabéns a ti e às tuas nomeadas, algumas das quais já acompanho há tempos outras que fico a conhecer.
Beijosss

alex disse...

Lídia
Este é um prémio que tu recebes-te pelo optimo trabalho que tens vindo a realizar ao longo dos anos.É teu por mérito próprio.Mas como é teu hábito repartiste-o, como repartes tudo o que é querido. Não fiquei admirada, pois são tantas décadas de amizade.Mas sim profundamente agradecida, por me incluires nesse rol de mulheres coragem.A minha parte do prémio vai ser guardado no coração que foi onde ele me tocou profundamente.

sabes que detesto desigualdades ,mas hoje os homens que vão às urtigas

beijos grandes e muitos abracos

Peter disse...

Parabéns pelo merecido prémio.

LopesCaBlog disse...

Parabéns pelo prémio.

Pata Negra disse...

Silêncio,
claro que és mulher, ainda bem que és mulher, claro que mereces todos os prémios, ainda bem que te dão prémios.
Fico triste por não me teres incluído na tua lista, é que eu, à minha maneira, também sou mulher!
Um beijinho fiminino e curto porque tenho de ir para uma reunião da tupper ware

Branca disse...

Olá Lídia,

Vou passando embora muitas vezes não escreve.
Hoje deixo-te um abraço e os parabéns por este merecido prémio, a ti e a todas as mulheres as mulheres com quem o partilhaste.
Beijinhos.
Branca

Unknown disse...

Olá Lídia/Silêncio,

Deixo-te BJKAS e felicito-te por mais um prémio!
Embora nem sempre tenha sido uma presença tão constante,sei que este espaço é um privilégio para quem o visita!!! Assim como a participação em todos por quantos te repartes!
TUDO DE BOM PARA TI!!!!!

Odele Souza disse...

Querida Lidia,

MUITO OBRIGADA pela indicação de meu nome, mas como li nos comentários, -- com o que concordo - muitas são as mulheres (e homens também) merecedores de prêmios, pelo tanto que lutam pelos direitos humanos.Premiar uns não seria injusto com os demais...?

Ter meu nome aqui em teu blog, já me é - acredita, um prêmio para mim, mas
minha amiga, sabes o que penso sobre ostentar prêmios em meus blogs. Se nunca os ostentei, fazê-lo agora seria indelicado com todas as pessoas que já indicaram meu nome para receber prêmios. Penso que o melhor prêmio que podemos receber são menções ao trabalho que fazemos em nossos blogs. Visitas e comentários são prêmios, até porque sabemos que todos lutamos contra o tempo e não é fácil para ninguém administrar seus próprios blogs, visitar e comentar nos blogs amigos. Portanto, VISITAS E COMENTÁRIOS em nossos posts SÀO PRÊMIOS VALIOSOS.

Espero que não fiques chateada comigo por externar minha opinião com relação à distribuição de prêmios na Blogosfera.

Gostei mesmo foi do que você escreveu ao lado de meu nome neste teu post. e por isto, MUITO OBRIGADA.

Um forte e carinhoso abraço.

Alice Matos disse...

Amiga, obrigada por partilhares comigo este selo... tu merece-lo certamente... beijo muito grande