.



O MUNDO A MEUS PÉS – BARACK OBAMA


Ser eleito Presidente da mais influente economia do mundo e da maior potência militar, é sentir que o mundo se tornou num palco pequeno que pode pisar como um chão que lhe pertence.

Pelo menos foi assim que se posicionaram os antecessores de BaracK Obama num passado recente. Porém este Presidente, eleito em tempos de crise trouxe em si expectativas de mudança das alas mais à esquerda da América e do mundo e, alguma resignação contrafeita das alas mais conservadoras que preferiram apostar neste novo rosto com vista a travar a onda de contestação e de instabilidade que se previa ser um autêntico tsunami na era pós-Bush.

Barack Obama sempre soube que não seria fácil contentar gregos e troianos e que a crise económica não se compadece das roturas ideológicas que impedem soluções consensuais. Tomando a economia como prioridade Obama viu-se confrontado com a necessidade de fazer concessões com vista a uma paz social indispensável a um novo ciclo de desenvolvimento.

Porém as suas promessas têm que ser cumpridas para que a credibilidade se mantenha e o high profile não se subverta em pura desilusão.

O primeiro sinal deu-se numa aproximação a Cuba através do levantamento da interdição de envio de divisas e da livre circulação de pessoas entre os USA e aquela ilha. Mas o embargo económico mantém-se.

Também em relação a Guntánamo Barack Obama insiste no seu fecho apesar do Senado se ter oposto a esta decisão e do antigo vice-presidente dos USA, Dick Cheney, criticar duramente Obama pela proibição dos métodos de tortura que, segundo ele, salvaram muitas vidas e pela decisão de encerrar Guantánamo.

Também na Universidade de Notre Dame, em que Obama discursou como convidado, ele enfrentou os apupos dos manifestantes católicos pelo seu discurso discriminalizador do aborto.

Apesar da melhoria de opinião que o mundo árabe revela em relação a este presidente dos USA face aos antecessores e da sua tentativa de diálogo com o Irão, Obama experimenta o peso das suas palavras quando o seu vice Joe Biden, apesar de vir demonstrando abertura para o reconhecimento dum estado palestiniano, praticamente lhe emendou a mão perante a afirmação de que os USA apoiariam a criação dum estado palestiniano com direito ao próprio território.

Mas se por um lado a ala mais conservadora da equipa de Obama revela algum desconforto perante uma visão nova e progressista numa América cristalizada no retrocesso, também na América Latina dos irmãos Castro a Hugo Chávez ou Evo Morales se sente a insatisfação pelas expectativas criadas em relação às políticas dos USA em relação à América Latina.

Igualmente inquieto está o Estado de Israel que não esconde o descontentamento e a inquietação perante as declarações Obama.

A eleição de Obama para presidente dos Estados Unidos foi uma eleição histórica pelos vários ingredientes que a compuseram. Porém este novo senhor da Casa Branca tem um caminho espinhoso pela frente. Ele não terá o mundo aos pés pela imposição nem pela força. Ele poderá sim, conquistar esse mundo através duma diplomacia e persistência ímpares.

A missão a que se propôs desafia todas as consciências e todos os saberes, dando largas à imaginação porquanto não sendo possível conciliar o inconciliável que espécie de Presidente vai mesmo ser Barack Obama?


29 comentários:

Susana Falhas disse...

Ora aí está uma boa e difícil pergunta, Lídia! Só o tempo nos dirá que espécie de presidente será este.
A ver vamos.

Bejos, Susana

Natalie Dowsley disse...

olá, Lídia. Um prazer sua visita e comentário em meu blog. Estou acompanhando o seu, com grande interesse. Vi que temos o mesmo olhar de revolta e dor diante da violência contra crianças/jovens; ver q seu post sobre o assunto teve mais de 30 comentários me encheu de uma esperança saborosa: existem pessoas capazes de machucar crianças... mas existem, tb, muitas pessoas que abominam isso, e que se manifestam, lutam, se informam...
O mundo tem jeito! =)
Barack Obama... ele tem uma responsabilidade e tanto nas mãos, especialmente pelas posições q tem assumido, como vc bem pontuou. Espero q ele mantenha a sobriedade e saiba ser firme, sem perder a doçura necessária a um bom líder.
Um abraço grande e até a próxima!

Anónimo disse...

Olá Lídia!
Penso que só o tempo poderá responder esta pergunta.
Abrs

R.Almeida disse...

Incluindo-me no grupo que via a América como os policias do mundo, e com uma certa antipatia desenvolvida depois que o equilibrio da balança das super potencias desapareceu com o colapso da união soviética, vi com bons olhos a eleição de Barack Obama para suavizar os excessos cometidos pelas anteriores administrações.
O acreditar na mudança vai-se desvanescendo com o andar do tempo e a oposição do senado e dos poderosos vai fazer mossa nos seus desejos de mudança. Cheguei mesmo a pensar, que fértil como a América é em presidenticídios se um dia ele não entrará para a lista dos presidentes assassinados.
Talvez a consciência disso o leve a travar os ventos da mudança.
Gostei imenso do texto.
Abraços

Maria Emília disse...

Barack Obama será o presidente que tiver que ser. O que tem que ser tem muita força e não há nada que consiga desviar esse caminho. Olhando o que já foi feito e o que esta proposto para realizar, cada um tem a sua interpretação dos factos. Haverá sempre descontentamentos. É próprio da humanidade. Se todos dermos as mãos a Barac, da forma que estiver ao nosso alcance, ele vai conseguir.
Um abraço,
Maria Emília

Leonor Varela disse...

Acorde todas as manhãs com um sorriso.

Esta é mais uma oportunidade que você tem para ser feliz.

Seja seu próprio motor de ignição. O dia de hoje jamais voltará.

Não o desperdice, pois você nasceu para ser feliz!

Enumere as boas coisas que você tem na vida

Ao tomar consciência do seu valor, você será capaz

de ir em frente com muita força, coragem e

confiança!

um beijo

Zé do Cão disse...

Não sei porquê, julgo que acabará como Kennedy e L . King.
Longe vá o agoiro, mas não tiro isto da cabeça.
Os americanos nunca perdoarão o facto de ser negro.

beijocas

fa_or disse...

Fez-me sorrir essa imagem... tem o seu quê de português, ou não... depende da perspectiva...

Continuo na expectativa de ver o mundo diferente... para melhor, claro! O que acho que não será tarefa fácil... quando a pessoa se coloca num pedestal, não é o mundo que muda, mas a própria pessoa.

Bjinhos

Unknown disse...

Apesar de todas as boas vontades,pessoalmente penso que a montanha pariu um rato.O tempo o dirá,os senhores do dinheiro não irão deixar pôr muitas das promessas em prática.

Um abraço.

sideny disse...

Lidia

Vim desejar uma boa semana .

E deixar um beijinho

Compadre Alentejano disse...

Eu acredito em Barack Obama!
Oxalá ele consiga fazer uma América melhor.
Um abraço
Compadre Alentejano

São disse...

Sabes, estou com um certo receio...
E cada vez mais prevejo que alguém o irá tentar ( ou conseguir) assassinar!

Veremos qual o futuro...

Um abraço forte, Amiga!

Ângela disse...

Oi Lídia!!!
Obrigada por participar da homenagem que fiz pra Mel, e quanto às velas não são do aniversário dela, eu aproveitei aquela foto do aniversário de uma amiguinha dela, infelizmente ela não mora aqui no Brasil por isso minha saudade é ainda maior.
Beijo amiga.
Ângela

Visite www.arteautismo.com disse...

Lídia?
Lídia?
Lídia?
Lídia?
Lídia?
Lídia?
Lídia?
Lídia?
Lídia?
Lídia?
Lídia?
Lídia?
Lídia?
Lídia?
Lídia?
Lídia?
Lídia?
amiga??????????????
NÃO SE ESQUEÇA DE MIM. POIS EU NUNCA ME ESQUECEREI DE VOCE!!!
Pra ti uma frase.........
¨*********************************
``Se me esqueceres, só uma coisa, esquece-me bem devagarinho``.

MÁRIO QUINTANA.

tagarelas disse...

Ola Silencio Culpado- Venho lhe agradecer a visita e desculpar-me pela demora, mas ando com uma falta de tempo angustiante. O presidente Obama, continua com toda a minha simpatia e tenho mesmo muitas esperancas nele. Sei que nao vai poder fazer milagres mas acredito que pelo menos tambem nao faca grandes estragos e posa contribuir para algumas mudancas. A eliminacao da tortura e o encerramento de Guatenamo ja sao uma prova de que vai no bom sentido.

Meg disse...

Lídia,

Li os comentários e fiquei um pouco assustada... não me ocorre que lhe possa suceder o mesmo que ao JFK e ao LK. Creio que os tempos hoje são outros e que Obama irá ser um presidente que dará dos EU uma imagem menos arrogante.
A sua eleição foi um grande sinal de esperança para a humanidade, o caminho e os graves desafios que tem pela frente vão exigir-lhe uma grande determinação e oferecer-lhe alguns ódios mas... tenho muita esperança neste Homem!

Um abraço

Mª João C.Martins disse...

Lídia

Obama representa, não só para a maioria do Americanos mas também para muitos de nós, a esperança na credibilidade de uma nova geração de políticos. A fé de que nem tudo está inevitavelmente a caminho do caos.
Não será concensual... é natural e todos estamos à espera disso.
Mas esperar a decepção é como deixar de acreditar no futuro!

Um abraço

Elvira Carvalho disse...

Acredito que ele não deixará de fazer o que se propôs mesmo que por vezes dê a ilusão de que desistiu.
A menos que acabem com ele como já fizeram com outros.
Um abraço

Manuel Veiga disse...

tenho para mim que o "efeito Obama" será a prazo. de imediato está "condenado" a falhar...

gostei da tua análise. lúcida. sempre.

beijo

Pata Negra disse...

Esperança em Obama?! Nenhum homem pode ter tanto poder!
Um abraço por Obama porque houve Bush

Anónimo disse...

As promessas de campanha estão sendo cumpridas para que a opinião pública americana e comunidade mundial, o apoie nas futuras decisões. O mundo anda tão louco que, muitos imprevistos estão aparecendo e hão de aparecer, colocando Obama em situações bastante complicadas. Ontem estava olhando pela tv e os cabelos brancos estão mais evidentes, bah!

Lídia, você ou alguém acessou o "luz" vindo d'O Silêncio Culpado" e por isso você foi sorteada com uma brincadeira, participa se quiser! http://migre.me/1zCo

Beijus

martelo-polidor disse...

Lídia, aquilo que se espera ,para que esta oportunidade histórica tenha concretização, é "cumprir" -a não ser assim, sai gorada a esperança por melhor futuro ou seja o fiasco...
abraço

O Profeta disse...

No sul mora a saudade
No peito de mulher sem nome nem guarida
Que percorre a beira-mar entoando
Um chamamento de nostalgia

Porque o amor não se detém
Às vezes enlouquece a loucura
Tempestade ou bonança
Planta sedenta da ternura


Boa semana



Mágico beijo

António de Almeida disse...

Saber a resposta à pergunta é a chave da questão. Estou convencido que Obama será um presidente de muita retórica e pouca acção, mas terá que pensar a sério na forma de lidar com o Irão e Coreia do Norte, que poderão condicionar todo o mandato. Mas tudo o que se possa dizer por agora é futorologia.

O Puma disse...

Quer se queira quer não Obama

é e será sempre o chefe

de um sistema opressor

que não acredita em pessoas

só no sistema

e o sistema é quem manda

porque não existem homens

providenciais

pelo menos vivos

jardinsdeLaura disse...

Excelente análise! Fechada com uma pergunta que inquietante... sobretudo para aqueles que nele acreditam!
Eu continuo a acreditar que não vai ser fácil mas que "Ele vai conseguir"!

Dr. Mento disse...

Obama surgiu aos olhos do Mundo como um revolucionário eleito, um homem que iria mudar para sempre a face dos EUA. Hoje percebemos que, afinal, é apenas um reformista que quer mudanças, isso sim, mantendo o status quo.

Obama não vai mudar o Mundo e, no seu todo, não vai mudar os estados Unidos. mas isso não significa que não vá fazer um bom trabalho - embora, comparativamente a George w. Bush, seja fácil fazer muito melhor.

Luiz Santilli Jr disse...

Olá LidiaQuanto tempo!
Tenho preferido falar de flores.
É menos estressante!!
Eu penso que todo lider político que chega ao poder não é nem um pouco santo!
Há por trás deles um forte esquema financeiro que vai, mais dia, menos dia, cobrar a fatura!
São os compromissos de campanha, e todos tem.
Ninguem se elege pelos belos olhos!
Nada mais espero de líderes políticos e os carismáticos me assustam mais ainda!
Fico com as flores.
Junte-se a nós que falamos de flores, pelo menos uma vez por semana, no Domingo!

Abraço

Unknown disse...

Silver Engraving Process & Beauty of Engraved Silverware thomas sabo bracelet What is “Silver Engraving”? thomas sabo bracelets Silver Engraving is the process of incising special messages or names discount thomas sabo bracelet of loved ones on silver products/items like silver candlesticks, cheap thomas sabo bracelet silver christening gifts, thomas sabo bracelet clearance silver anniversary gifts and silver photo frames. thomas sabo Engraving makes the item look outstanding discount thomas sabo and help to create a special gift or feeling. thomas sabo sale ukEngraved Silver products- where elegance meets beauty.Engraving thomas sabo jewellery something memorable on silverware is one of the most thomas sabo silver elegant of keeping a memory alive.